“Antecipação sexual”?

Padrão

A influência da moda no desenvolvimento infantil, foco de recentes matérias em revistas de grande circulação no Brasil, tem se dado de forma mais intensa nos últimos anos. A revista semanal Veja contou a história de uma garota de três anos que usa maquiagem, salto alto, tem celular, etc. A garota pode servir de referência para mostrar que alguns dos questionamentos e atitudes típicas de pré-adolescentes estão se antecipando na linha do tempo.

Empurrados para o mundo das paixões, paqueras e provocações sensuais, garotos e garotos, estão dando o primeiro beijo durante a quinta-série do Ensino Fundamental. “A primeira vez que eu beijei um garoto tinha 9 anos. Eu tava ficando com um menino da minha sala, na discoteca de aniversário da minha amiga”. A afirmação é de uma pernambucana de 11 anos, que estuda no Colégio Boa Viagem.

Alguns fatores são cruciais nesse processo, tais como a moda, as novelas destinadas ou não a jovens, as músicas e a publicidade, com o incentivo ao consumo precoce. Especialistas são unânimes quando ressaltam o perigo da exposição de crianças pequenas ao conteúdo não adequado para a idade. A psicóloga e psicanalista do Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual (GTPOS), Maria Cristina Domingues Pinto , explica que no campo da sexualidade, por exemplo, é o que mais sofre influências negativas da mídia.

As conseqüências dessa erotização precoce é que são alarmantes. Em maio de 1996, por exemplo, O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu ordem de habeas corpus para um homem condenado por crime de estupro, por violência presumida, contra uma garota com idade inferior a 14 anos. Ainda que um adolescente concorde com o ato sexual, a consumação do mesmo é enquadrada como estupro pela legislação brasileira. Segundo o relatório do caso, entretanto, foi alegado que, sendo irrestrito o acesso à mídia, não se mostra incomum reparar-se a precocidade com que as crianças de hoje lidam, sem embaraços quaisquer com assuntos concernentes à sexualidade, tudo de urna forma espontânea, quase natural.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s